sábado, 6 de dezembro de 2008

Feijoada da Família Portelense

Madureira chorou... Feijoadas Cariocas em sua busca pré-carnavalesca visita um dos grandes ícones da cidade, a Portela, da saudosa Clara Nunes.



A programação musical teve início com o grupo sala de visita, e em seguida a ilustre Velha Guarda Show, cantando clássicos do mundo do samba.







Além da maravilhosa feijoada que é preparada pelas herdeiras de Tia Vicentina, a quadra da azul e branca de Madureira contou neste sábado com a participação especial da cantora Alcione, a "Marrom". O Nilinho até tentou me conseguir um prato da Feijoada, mas como chegamos já no meio da tarde, sobrou apenas a tia pra contar a estória...





Portela, eu nunca vi coisa mais bela...




Dicas do blog:
Chegue cedo pois a Feijoada acaba rapidinho. Pegue o trem expresso da Supervia na estação Central do Brasil, e que chega em 15 minutos na estação Madureira. E depois uma boa caminhada até a quadra pra abrir o apetite na ida, e queimar a cerveja na volta ! Aí então dá uma paradinha pra comer o pastel da Central feito na hora...







Serviço:
Quadra da Portela - Rua Clara Nunes, n° 81 - Madureira
Horário: a partir das 13 hs
Entrada: R$ 5 ( preço único)
Prato da feijoada: R$ 10
Tel. 21 2489-6440

Um pouco de História...

Criada em 1644, a antiga freguesia de Irajá se estendia por uma vasta região ocupada por fazendas que chegou a ter 13 engenhos de açúcar produtivos e importantes economicamente. Entre eles, talvez o mais próspero, merece destaque o Engenho do Portela, cujos escravos, no labor do dia-a-dia, contribuiriam para engrandecer a região que se estendia da Fazenda do Campinho até o Rio das Pedras, e que mais tarde herdaria o nome do boiadeiro e mercador mais famoso da localidade: Lourenço Madureira.

Não havia água, luz ou qualquer tipo de conforto já comum nos bairros mais abonados da cidade. O antigo engenho cedeu espaço e nome para a principal via da região: a estrada do Portela.
Os primeiros portelenses foram verdadeiros alquimistas. Magos capazes de transformar dor em arte, e sofrimento em notas musicais.

O Batismo da PORTELA, foi realizado por dona Esther Maria de Jesus (do Bloco Come Mosca), que consagrou Nossa Senhora da Conceição (Oxum) como madrinha e São Sebastião (Oxóssi) como padrinho. Hoje, Nossa Senhora da Conceição é a padroeira da escola, e São Sebastião é o santo protetor da bateria. Todo diia 20 de janeiro a PORTELA sai às ruas em procissão a São Sebastião. Muitos afirmam que as características peculiares da bateria da PORTELA foram inspiradas nas batidas dos atabaques para Oxossi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário