sexta-feira, 13 de abril de 2012

A melhor feijoada

Qual é a melhor feijoada na sua opinião ? Esta pergunta me é direcionada com frequência quando comento que já provei cerca de 240 feijoadas diferentes. Minha resposta é sempre a mesma: depende de vários aspectos, da qualidade dos ingredientes à variedade dos componentes do prato, do serviço ainda que simples de um boteco ao de um hotel cinco estrelas, da ambientação com ou sem música, e se a feijoada é servida empratada, na cumbuca ou em buffet, pois tudo formará um conjunto para a apreciação do prato.

Vamos então combinar desde já o que não pode faltar: além do óbvio feijão preto, no caso da feijoada carioca, as carnes magras e umas poucas gordas para ativar o tempero, o arroz branco, a couve, a farofa, o torresmo, a laranja seleta e se não for pedir muito, a batidinha de limão e uma pimenta saborosa. A partir daí posso então sugerir algumas variações dependendo do bolso e do clima do comensal.

Peço perdão se o leitor não concordar com minhas escolhas e humildemente aceito indicações bem como convites, pois ainda tenho uma extensa lista de locais para visitar, afinal, uma vez por semana é bastante razoável para o meu fígado.

Melhor feijoada de boteco para 1 pessoa: Botequim Informal
Servida diariamente desossada e desengordurada numa cumbuca que chega fumegando à mesa, a rede conseguiu repetir uma receita impecável para todas as franquias sob o comando da chef de cozinha Mara.
Veja mais detalhes em

Melhor feijoada de boteco para grupos: Botequim
Servida às 6as feiras e sábados em porções generosas para vc dividir a fome e amizade. O aipim frito faz parte dos componentes e dá aquele toque especial na combinação.
Melhor feijoada de restaurante: Casa da Feijoada
Sucesso consagrado entre nativos e turistas. Na chegada enquanto degusta batidinhas de limão e maracujá, vc escolhe suas carnes preferidas que retornarão sempre que seu prato esvaziar, portanto muita calma nessa hora. Servida diariamente.
Veja mais detalhes em
http://feijoadascariocas.blogspot.com.br/2010/02/casa-da-feijoada.html

Melhor feijoada de hotel: Sheraton Rio
Na maior parte dos hotéis é preparada para gringos, mas aqui o tempero brasileiro fala bem mais alto. Servida aos sábados num extenso buffet de acompanhamentos de tirar qualquer um do sério. Dia de esquecer a dieta. Uma vista espetacular unida à seleção de cachaças especiais, serviço estrelado e músicos de primeira ordem chorando baixinho.

Melhor feijoada de quadra de escola de samba: Estação Primeira de Mangueira
Todo segundo sábado do mês a feijoada é servida empratada mas vc pode escolher como montar sua combinação. Coração verde e rosa à parte, a família mangueirense quando se reune não tem igual. Crianças se misturam à velha guarda, a comunidade prestigia o evento e brinca na quadra até o cair da noite. Fácil acesso desde a zona sul ou norte.
Veja mais detalhes em
http://feijoadascariocas.blogspot.com.br/2008/11/feijoada-da-famlia-mangueirense.html

Melhor feijoada de rua: Cantinho do Senado
Servida também às 6as feiras, a melhor pedida é aparecer no primeiro sábado do mês quando ocorre a Feira de Antiguidades da Lavradio. O movimento de passantes é grande em busca de uma mesinha. Na calçada em frente ao solar imperial tem música ao vivo.
Veja mais detalhes em
Melhor caldinho de feijão: Zig Zag
Boteco, tradição carioca, quem não tem o seu preferido ? Mas para desespero da concorrência, o Antonio só bate ponto aqui. E a cara de felicidade dele quando percebe que vc apreciou suas obras ?

Melhor petisco de feijoada: Da Gema
O tema da edição 2011 do Comida di Buteco foi a Feijoada. Servido diariamente, participou do concurso com o Doce Subsolo de Boteco, camadas de tutu de feijão preto com carne seca desfiada, couve, creme de aipim e zeste de laranja. Na opinião do blog o melhor entre os 16 participantes eleitos para visitarmos. Não por acaso também venceu o concurso. Um espetáculo !
Veja mais detalhes em
http://feijoadascariocas.blogspot.com.br/2011/05/botecando-parte-2.html

Melhor harmonização de feijoada: Espumante
Esta dica foi do nosso amigo Oscar Daudt. No início difícil de acreditar mas na boca facinho de aceitar a combinação das bolhinhas com as gordurinhas.
Veja mais detalhes em

Melhor feijoada portuguesa: Adega Flor de Coimbra
Somos eternamente gratos aos portugas pela exportação do hábito de seus cozidos sem o que não seríamos esta grande nação de feijoadeiros. Servida às 6as feiras numa rua escondida da Lapa, próximo à escadaria do Selarón, foi reduto dos intelectuais de outrora onde beijos ousados são proibidos até hoje. A feijoada com feijões manteigas é de derreter o coração.
Veja mais detalhes em
http://feijoadascariocas.blogspot.com.br/2008/03/feijoada-portuguesa.html

Melhor feijoada de frutos do mar: Tasca do Edgar
Servida aos domingos em ambiente familiar. Há muitos anos Seu Edgar abandonou o salão de beleza para se dedicar às iguarias trasmontanas. Sorte nossa ! Não esqueça de provar a Batida do Jô.

Melhor feijoada alemã: Adega do Pimenta
O William jura que a feijoada também é alemã ! Servida aos sábados, domingos e feriados, acompanhada da verdadeira wurst, é um programão para curtir o bucólico bairro de Santa Teresa. Harmoniza com chopp preto obviamente. Tomara que o bondinho volte logo ! Salve seu Nelson, salve Carmelitas !

Melhor feijoada vegetariana: Biocarioca
Servida aos sábados em ambiente clean, no lugar das carnes, tofu e legumes acompanham feijão, arroz integral, farofa de banana com gérmen de trigo e couve crocante. Sucos de sabor intensamente vivos acompanham esta opção bem light para vc variar o paladar. Eu adorei !

Bolinho de Feijoada, Pastel, Croquete... o trabalho é grande e a pesquisa muito prazeirosa !

Um comentário: