sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Tempeh

"Apenas uma ação e tudo se transforma: de feijão para cogumelo, de comum para exótico, de pesado para leve, de feijão-soja para tempeh." Complementando a frase, de tempeh para feijoada vegana.

Centro do Rio de Janeiro, 13:30h. Horário de pique do almoço de milhares de trabalhadores. Idêntico a um formigueiro, quem passa pela Rua Primeiro de Março, antiga Rua Direita, enxerga um verdadeiro exército de operários-formigas entrando e saindo de prédios, esquinas e becos à procura do alimento.

Olhando para o alto, belos sobrados centenários dão serventia ao comércio local. O andar superior de um destes abriga um oásis bem no meio ao caos urbano.


Uma longa escadaria nos conecta ao Tempeh. O nome do restaurante, que pronuncia-se tempê, vem de um alimento fermentado a partir de sementes de soja branca da Indonésia com um aroma de nozes e textura densa e ligeiramente carnuda.Toda 6a feira é dia de Feijoada Vegetariana, ou Vegana, à base de tempeh.




Não exatamente por ser vegetariana mas sim disposta a enriquecer seu paladar, levei minha filha Mariana que foi fazer matrícula na faculdade ali perto. É possível optar pelo buffet a quilo ou preço fixo. Comer feijoada no quilo é uma ignorância econômica, e dado a farta oferta de pratos não usuais preferi a opção de buffet livre.

A feijoada vegana, além do tempeh, traz feijão azuki, proteína de soja, tofu (queijo de soja) e legumes interessantes como couve de bruxelas. Numa cumbuca separada um delicioso feijão manteiga complementa o meu prato junto à farofa e couve. 

O ambiente quieto, os pratos vivos, alguns crus, e a forte presença da alimentação orgânica são bons indícios para voltar. Se vc é fã de refrigerante ou alcóolicos esqueça. Aqui são servidos apenas sucos, chás e bebidas orgânicas.





Não resisti e retornei ao buffet para provar um pouco de tudo o quanto pude. Sushis de frutas secas, bolinhos de bardana, hamburguer de soja e abobrinha frita foram os campeões. Ainda retornei ao caldeirão da feijoada para pescar o tempeh, do qual fiquei fã à primeira mordida.

Na saída chá de capim limão para a digestão e estamos prontos para o retorno ao formigueiro humano.


Não posso dizer que trocaria uma feijoada tradicional por uma vegana, mas toda mudança é saudável, sobretudo para o corpo e a mente.

Serviço:
Restaurante Tempeh
Rua Primeiro de Março, 24, sobreloja - Centro
Tel (21) 2224-6021 / 9646-6126
http://www.restaurantetempeh.com.br/

R$ 25, o buffet livre
R$ 49,90 o quilo


Saiba mais sobre o Tempeh
O tempeh (/ˈtɛm.peɪ/ - Pronunciado Tem-pei) é um alimento fermentado a partir de sementes de soja branca da Indonésia, com um aroma a nozes e uma textura densa e ligeiramente carnuda. Constitui um alimento forte, com um sabor mais intenso que outros derivados da soja. A acção das enzimas durante a fermentação faz com que as sementes sejam mais digeríveis, enquanto o micélio que é utilizado para as envolver fornece valiosa vitaminas do complexo B de origem vegetal (130 % das necessidades diárias).

Sutil como um cogumelo, os sabores variam conforme o preparo, tais como sabor de queijo, peixe, frango. Toda proteina vegetal oferece naturalmente maior equilíbrio na composição dos aminoácidos de que a proteína . A soja contém aminoácidos essenciais de primeira ordem e em equilíbrio para o consumo humano.

VERSÁTIL: O tempeh pode ser fatiado, cortado, frito, assado. Mais de130 receitas de diversos países já foram divulgadas em livros estrangeiros. Além de ser feito somente com o grão de soja na íntegra, seus nutrientes são preservados e se tornam biodisponíveis através de processos biorgânicos.

A ação do rhizopus oligosporus na soja provoca uma transformação conhecida como “pré-digestão” e comum às culturas orientais: a fermentação como o missô,natto,shoyu.

O tempeh é apreciado na Europa e USA há mais de 50 anos junto àqueles que buscam uma alimentação mais sadia e saborosa. Reconhecido como um alimento funcional pelo alto teor de nutrientes , apresenta seus benefícios ampliados em comparação como grão dessa leguminosa.

No caso do tempeh, se agrega ainda o fato de não ter sabor de soja-feijão e assim adotado pela tradição asiática sobretudo na Indonésia. Desde 1996, a Solaris Alimento Vivo vem como pioneira aprimorando a técnica do tempeh em linha comercial para sua introdução no Brasil.
Fontes: Wikipedia e http://www.tempeh.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário