sábado, 13 de abril de 2013

Imaculada

O Morro da Conceição entrou imediatamente para minha lista de passeios desde a primeira visita em 2008, muito antes da onda de revitalização que muito acertadamente está tomando conta da região. Meu plano de alugar uma casinha foi derrubado recentemente pela especulação imobiliária.

Foi num destes casarios antigos que um par de amigos, certa vez, decidiu que não queria apenas frequentar um bar mas fazer parte do patrimônio cultural da cidade. Assim é o Imaculada, investida dos sócios Angelo e Edivaldo que vislumbraram a mistura de gastronomia e arte.

Pedimos o Bola 7, famoso bolinho de feijoada que concorreu ao festival Comida di Buteco 2011 (nota 10 na minha singela opinião), cresceu de tamanho e vem servido em porção com 6 unidades. Uma delícia para degustar com calma, de preferência na varanda. A cerveja aqui é sempre estupidamente gelada, nem precisa pedir pois este é o padrão da casa. Pedimos ainda um delicioso caldinho de feijão branco com camarões de tamanho médio. 

 

Nosso passeio começou pela visita ao vizinho MAR, novíssimo Museu de Arte do Rio, bem no coração da Praça Mauá. Começamos pelo último andar para admirar a vista dos arredores.

Logo abaixo a exposição RIO DE IMAGENS reune cerca de 400 peças entre pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, esculturas e objetos de design de mais de 60 artistas desde o século 19. Aqui vc vai investir a maior parte do tempo da sua visita, reconhecendo nos detalhes as paisagens de um Rio que foi profundamente modificado.






No 2o piso uma grande espiral revela as obras da exposição O CO-LE-CI-O-NA-DOR, composta por uma variedade de arte de todos os tempos e gostos. Possivelmente fará vc pensar naquele monte de coisa que vc guarda e considera que poderia ser uma obra de arte. Vc é um Colecionador ! 

Pena que a coleção exposta não pode ser fotografada. Rodin, Modigliani, di Cavalcanti, Tarsila, Krajcberg, Shiró, Gerchman, Brecheret, Rugendas e Duke Lee estão entre os 136 itens a serem admirados com calma. Uma bela coleção !





No 1o piso estão os construtivistas e a modernidade que tomou conta do país na década de 20 e se extendeu até os anos 80 do século passado. Ame ou odeie, é questão de afinidade, mas não deixe de apreciar.

 




No piso térreo a arte se une à sociedade brasileira se fazendo representar na exposição O ABRIGO E O TERRENO. As intervenções urbanas no uso da propriedade e da moradia farão vc refletir sobre o impacto do crescimento nas grandes cidades.







Serviço:
Imaculada
Ladeira João Homem, 7 - Morro da Conceição (subida pela Praça Mauá)
Tel (21) 2253-3999
barimaculada.com.br

MAR - Museu de Arte do Rio
Praça Mauá, 5
Tel (21) 2203-1235
museudeartedorio.org.br/pt-br

Funcionamento:
3a a domingo, das 10 às 17h
R$ 8, inteira
R$ 4, meia
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário