quinta-feira, 23 de abril de 2015

Filhos de Jorge

São muitos os devotos que homenageiam no dia do Santo Guerreiro as conquistas e graças alcançadas servindo feijoada gratuitamente. 

O ator Nando Cunha, em agradecimento à conquista de trabalho, conta com a ajuda da família e amigos para a organização da 10a Feijoada Filhos de Jorge.


A festa vem crescendo a cada ano e hoje chega a 60 quilos de feijão preparados pela família do ator com dois dias de antecedência. 

Além da tradicional roda de samba com o Grupo Manguaça, participaram da festa Toninho Gerais, e Fred Camacho entre outros músicos convidados. Neste ano, a exemplo das edições anteriores, foram arrecadadas doações para leite integral para ações de caridade.

A feijoada preparada com feijão mulatinho tinha gostinho da casa da gente com carnes tenras e farofa temperada. Acho mesmo que a família do ator podia organizar outras feijoadas ao longo do ano para diminuir a espera.



Fora da caridade não há salvação ! Salve Jorge !


Dali para Quintino, onde a Igreja de São Jorge recebe os fiéis desde a alvorada em missas non-stop para agradecimento e novos pedidos de intercessão do santo para as dificuldades e batalhas de cada dia.


Encerramos a celebração na festa Salve Jorge no animado Largo das Neves em Santa Teresa.


Um pouco mais de História...

Devido à popularidade e reconhecimento de seus feitos em nome de Deus, e temerosa que sua fama pudesse obscurecer Jesus, a Igreja ordenou a destruição dos documentos comprobatórios da existência e origem do Santo Guerreiro.

O status de santo foi alcançado no ano 494 mas em 1960, na falta de comprovação de seus milagres, sua "celebração" foi redefinida para "comemoração". Foi apenas no ano 2000 que João Paulo II recuperou sua figura como "máxima importância" na Igreja.

Sua imagem e exemplo contudo persistiram em diversas civilizações, dos cruzados ingleses à chegada ao Brasil, sendo cultuado tanto pelos colonos que o tinham como padroeiro quanto por escravos africanos no sincretismo com Ogum, o orixá da guerra, do combate, do ferro e da metalurgia.

São Jorge é a representação do Bem contra o Mal, guerreiro que nos dá a esperança para combatermos o bom combate e guardarmos a fé, a exemplo de São Paulo.

" Um guerreiro valente que cuida da gente que sofre demais
Ele vem de Aruanda ele vence demanda de gente que faz
Cavaleiro do céu escudeiro fiel mensageiro da paz
Ele nunca balança ele pega na lança ele mata o dragão
É quem da confiança pra uma criança virar um leão
É um mar de esperança que traz a bonança pro meu coração "

A versão mais aceita de sua origem é do ano 280 na Capadócia cristã. Ao migrar para a Palestina acompanhando sua família teria se alistado no exército romano ainda na adolescência e lutado no Egito. 

No retorno da guerra foi preso e torturado ao questionar a obrigação imposta aos militares romanos à conversão ao paganismo. 

Degolado em 23 de abril de 303 sua tumba permanece na igreja de Lod em Israel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário