sábado, 1 de agosto de 2015

Tiradentes Cultural

Desde maio deste ano a cada primeiro sábado do mês vc tem um novo point para explorar a cidade, a Praça Tiradentes, em pleno processo de revitalização e que reune entretenimento, cultura, música, arte e gastronomia.

 
 
 

Cerca de 30 barraquinhas oferecem quitutes para todos os gostos e apetites. Aqui veganos e carnívoros se encontram com harmonia.



Em meio a tantas opções fica bem difícil escolher mas tendo foco em comidas de feijão e porco para o blog começamos pelo sanduíche vietnamita de porco com gengibre e especiarias acompanhado de uma deliciosa salada de pepino e picles que harmonizavam perfeitamente.

Na sequência foi impossível resistir ao sanduíche de linguiça apimentada da Mantiqueira no pão ciabatta com molho de manga e maracujá e queijo da Serra da Canastra.

 


O seu entorno é um passeio à parte para a redescoberta de um Rio antigo. A praça já foi chamada Rossio Grande, Campo dos Ciganos, Campo da Lampadosa, Campo do Polé (quando abrigou um pelourinho) e Praça da Constituição quando o então príncipe regente Dom Pedro jurou fidelidade à Constituição Portuguesa em 1821.

A denominação atual é de 1890 em homenagem ao centenário do mártir Tiradentes que morreu executado ali perto na esquina das Rua Senhor dos Passos e Avenida Passos.

Erguida em 1747 a Igreja de Nossa Senhora de Lampadosa ainda está por lá assim como o atual Teatro Carlos Gomes, inaugurado em 1872 como Théatre Franc Brésilienne.

Nestes tempos de moeda desvalorizada, um pouco de visita às nossas raízes não perde para cidades importantes como Lisboa e Paris.

 
 

Serviço:
Tiradentes Cultural (primeiro sábado do mês)
Oficinas gratuitas
R$ até 20, os quitutes nas barraquinhas
https://www.facebook.com/tiradentescultural


Nenhum comentário:

Postar um comentário