sábado, 21 de novembro de 2015

Barriga de Porco no Mondial de la Bière

Sábado chuvoso, temperatura amena, perfeito para visitar o Mondial de la Bière !

A edição deste ano, agora no Pier Mauá, alcançou um nível bem superior, seja pela diversidade dos produtores, seja pelo sempre agradável ambiente à beira do cais e ainda pela organização do evento que providenciou transporte gratuito para acessar o local a partir da Cinelândia.

Copo na mão e alguns objetivos em mente: encontrar amigos para indicar as novidades imperdíveis, beber o melhor possível e degustar algo bem gostoso para postar.



Visitando os stands descobrimos que a cerveja assumiu proporções estéticas em produtos como sabonete e loção pós-barba. Finalmente vc agora poderá voltar para casa com o mesmo aroma que deixou o lar ! É o fim das brigas com a patroa...


Primeira parada: Beer Toon. A grande sacada do cartunista Ique (ou Hick, dependendo do número de soluços) foi juntar sua arte com sua sede, trazendo para nós temas emblemáticos como a Delação Premiada, top hit do momento.

Aqui a recomendação do sommelier Rafael Torresini foi bastante precisa para deixarmos a Alquimia do Mestre Botto para o final devido à intensidade do paladar. Obedientes que somos, iniciamos com a Delação, uma Ipa com notas de maracujá e boa persistência.



Logo ali no vizinho Bode Brown que já formava filas perguntamos por duas recomendações imperdíveis e passamos então para a Hoptoberfest, feita especialmente para a Oktoberfest e uma Cacau Ipa.

É bom lembrar que alguns barris são abertos apenas para o evento e sempre importante chegar o mais cedo possível pois ao longo dos dias as grandes oportunidades vão se esvaindo, de gota em gota, para ávidos apreciadores do ouro líquido.


Mais uma volta e paramos no Rotter para uma Belgian Dubbel, a úúúúúltima da lista.

Conversa vai conversa vem descobrimos que havia um pequeno estoque de garrafas que devido a uma alteração no processo de fermentação não chegarão ao mercado para consumo. Hmmmmm...

Provamos então a Sour Ale que seria o sabor mais aproximado desta inusitada variação da Dubbel. A primeira impressão é o azedo que a caracteriza porém um retrogosto interessante aparece logo após trazendo notas diferenciadas, tamarindo dizem os especialistas.

Como não há garantia de que a garrafa Dubbel da sua escolha traga esta condição especial encomendamos duas garrafas com chances esperadas de no mínimo 50% de acerto !



Pela lei do menor esforço em três passos estávamos na Hocus Pocus, seguramente um dos stands mais interessantes pelo visual psicodélico anos 70. A Interstellar é uma American Ipa que a esta altura não impressionava devido aos intensos sabores provados anteriormente.

Acho que a produção do evento poderia sugerir um mapa guia onde vc pudesse criar a sua própria experiência a partir da identificação de suas preferências. Eu por exemplo, gosto de cervejas fortes e com amargor equilibrado. Nada contra a experimentações, muito ao contrário, pois permite lavar a boca e partir para outros desafios.


Rumamos então para a Penedon que oferecia meio litro por R$ 25 com uso de um cartão magnético que libera o líquido em 8 diferentes torneiras. Assim vc pode provar um pouco de cada e retornar para suas preferências.

Nas torneiras da Penedon encontramos a Suklaata, uma Imperial Chocolate Stout medalha de ouro no MBeer Contest Brazil 2015, e outras como a Casa de Pedra, Strong Ale envelhecida em barris de carvalho e whisky, a Chile Red Ale com pimenta dedo-de-moça, a descolada Bauréti, uma Lager Rauchbeer em homenagem ao síndico e a levemente adocidada Honey Bock.

Vale notar que as provas nos stands são na maioria de 200 ml e que o valor mínimo é de R$ 6 portanto, no mínimo uma relação custo x benefício interessante.

Passei muitos dos meus vinte e pouco anos entre Penedo e Serrinha sendo para mim uma grata surpresa saber que a região agora lidera a produção de cervejas.


Pausa para a comida ! A área externa do cais estava repleta de food trucks. Eu que não sou bobo já havia passado pelo Aconchego Carioca e reservado o meu sanduíche de barriga de porco com cebolas caramelizadas.

Ainda melhor do que o servido no antigo Comedoria, possivelmente pela chapa quente que mantém a gordura em permanente sustentabilidade do ser.  De quebra na espera degustamos um sonho, não um qualquer, mas daqueles que vc não quer abrir o olho para acordar, e neste caso de aipim e recheado de bobó de camarões. Kátia, vc é fodástica !

Fiquei devendo provar o burguer com compota de bacon do pequeno Jimmy mas tenho a impressão de que iremos nos encontrar no evento Bacon Experience do dia 5 de dezembro.



De volta ao salão para as saideiras, voltamos ao Rafael da Beer Toon para a Alquima, puro malte Imperial Ipa em parceria com Botto e na sequência a Atomga Cherry da Bode Brown com notas de cereja e corpo licoroso com uma belíssima tonalidade próxima da casca escura da cereja e a Red Ale da Buda Beer.



Que os Mestres cervejeiros alquímicos e os Deuses protetores do lúpulo, do malte, da cevada e de nós, mortais apreciadores, estejam sempre conosco ! Até o ano que vem !

Nosso muito obrigado à Paula Pizzi da Documennta Comunicação pelo honrado convite para participarmos desta edição.


Serviço:
Mondial de la Bière
https://www.facebook.com/MondialDeLaBiereRio/

Nenhum comentário:

Postar um comentário