sábado, 5 de novembro de 2016

Sociedade Germania

Todo primeiro sábado do mês é dia de feijoada na Sociedade Germania, criada há 195 anos a partir da reunião de expatriados de origem alemã e países vizinhos com mútuo interesse comercial e cultural. 

Foi numa tarde chuvosa com temperatura amena que fomos conferir sua sede que ocupa uma bela área verde na Gávea com lazer para os sócios e gastronomia aberta para os visitantes. O local foi residência do presidente Epitácio Pessoa e desde 1971 sede atual da sociedade.

 

No salão com amplas janelas para o jardim, amigos e familiares reunem animadamente. Uma mesa de senhoras conversa em alemão. Um pequeno barril de madeira oferece cachaça Seleta, além de batidas de limão e coco para acompanhar o caldinho de feijão de entrada. 

 
 
 

A feijoada é disposta em panelas de barro sempre bem aquecidas para os pertences. No buffet a banana da terra acompanhava a laranja seleta para quebrar as carnes salgadas. Feito meu prato veio logo o que seria uma grande surpresa. Há muito tempo não degustava uma feijoada de conjunto tão equilibrado e saboroso. É nessa hora que a gula bate e dá vontade de repetir muitas vezes. A única ausência sentida foi de um torresmo apesar do bacon sequinho ter sido justo substituto junto à couve.

 

Nossa mesa foi abrilhantada com a presença do Haroldo, gestor do clube que nos contou diversas estórias. Na cozinha conheci e parabenizei o Chef José Valdir e sua equipe. Antes do café especial do Vando fomos até a pista do bolão, um tipo de boliche alemão com pista reduzida e bola sem furos, exigindo maior habilidade do atleta. O Vando derrubou as 10 e eu 8, muito auxiliado pela Seleta.

 
 

Além do restaurante, o clube que tem visitação aberta ao público, oferece programação de festas abertas e aluguel dos seus belos salões como o casamento daquela tarde que só promessa para Santa Clara resolveria, e que aliás tem seu convento das irmãs Clarissas ali pertinho.

Deixamos o clube decididos a retornar com amigos para uma noite alemã com boliche, wursts e cervejas ! Bom mesmo é ser sócio e frequentar a piscina no fervo do verão que se avizinha...

 
Serviço:
Sociedade Germania
Rua Antenor Rangel, 210 (acesso pela Marquês de São Vicente)
Tel 21 2274-2598
Aberto de terça a sábado das 12h30 às 22h e domingos das 12 às 16h30.

R$ 58, o buffet de feijoada com batidinhas 
(15% de desconto para Clube Sou Mais Rio O GLOBO)

http://www.sociedadegermania.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário