domingo, 24 de abril de 2016

Mineirando

Mineirar: verbo transitivo
Significado:
Avistar belas paisagens
Contar o tempo de maneira diversa
Apreciar boa conversa
Praticar a gula
Reconhecer a cultura e a arte
Relacionado à diversão, relaxamento, boa companhia, boa mesa e felicidade nas Geraes.

 

Mineirando em Tiradentes durante o feriado do mártir da Pátria visitamos a vizinha cidade de Bichinhos onde um modesto restaurante promove filas de até 30 mesas para quem se dispõe a mineirar.

O Tempero da Ângela oferece simplesmente o que há de melhor na gastronomia mineira.Tudo cuidadosamente preparado e acompanhado pela proprietária que optou por eliminar o excesso de gorduras das suas receitas. O restaurante funciona diariamente apenas para almoço com preço único e buffet livre onde dois fogões à lenha emprestam os sabores às panelas de ferro.

 

Comece com calma petiscando a linguiça sequinha, o aipim que derrete na boca, o torresmo crocante e a batata doce. Repita ao gosto.

Passe então para pequenas porções de pernil, lombo, jiló, quiabo e abóbora sem esquecer o irresistível feijão vermelho da região.

Retorne novamente em pequenas porções para o frango ora pro nobis, o tropeiro.


 

Finalize com a goiabada cascão e queijo minas.



Para a digestão uma talagada de cachaça e uma boa caminhada pelas lojinhas com belos artesanato de madeira e ferro produzidos por lá e no entorno das cidades vizinhas. Tem ainda arte sacra esculpida em troncos, mandalas iluminadas e velas artesanais. Não deixe de passar no galpão da Oficina de Agosto, pioneira que levou sua arte para requintadas lojas de mobiliário de todo o país.

 

 

Recomendamos a travessia da Serra São José que emoldura a cidade com o guia nativo Sebastian que tem muita estória para contar durante o passeio de cerca de 4 a 5 horas com paradas para banhos.

 
 
 
 

Bom de visitar e melhor ainda para morar, Tiradentes que dantes abrigou inconfidentes hoje continua abrigando os insurgentes da cidade grande que aqui encontraram o tempo ideal para viver.




Bom demais da conta.















Serviço:

Tempero da Ângela
Rua Deputado José Bonifácio Filho, 64
Bichinhos, MG
Tel 32 3353-7010

R$ 25,00 por pessoa (buffet livre)



Guia local para trilhas
Sebastian Henrique
(32)  33552620 / 99931-3447 e 9999-28185

Arte sacra em troncos artesanais
Felipe Magalhães
(35) 98401-8288
fbmartes@hotmail.com

Mandalas iluminadas
Robson Matias
Rua Alvarenga Peixoto, 730 - Tiradentes
(32) 98444-2695
mandalasiluminadas@gmail.com

Artesanato em parafina e ferro
Magia e Luz
Rua Direita, 10 - Tiradentes
(32) 3355-2181 e 99109-3902
magiaeluz.com.br

Arte e decoração
Bichinho bacana
Rua Presidente Kubitschek, 4 - Bichinhos
(32) 3353-7148
bichinhobacana@gmail.com

sábado, 2 de abril de 2016

Junta Local na Fábrica da Bhering

Nada mais apropriado quando junta a fome com a vontade de comer que um evento gastronômico. Mas esta não foi uma edição simplória. De feijoada a balas Toffee, de vegan a porn food tava tudo lá, junto e misturado para todos os gostos.


Faz tempo que a Fábrica da Bhering estava na minha lista de desejos. A idéia da ocupação da desativada fábrica de 138 anos por escritórios de design, imagens, moda e ateliers já me parecia suficientemente interessante para uma visita.

  
  
  

O local abre suas portas ao público no primeiro sábado de cada mês e nesta edição chamou o coletivo Junta Local para ocupar o espaço. Uma pequena multidão interessante compareceu ao evento colorindo e preenchendo todos os espaços da indústria.

  
  
  

Logo na entrada os deliciosos caramelos cobertos de chocolate da minha infância, um dos hits de venda da Bhering e uma senhorinha com 38 anos de atividade na fábrica recepcionando todos e organizando a fila do único elevador que transporta apenas 3 pessoas a cada viagem. Tudo a seu tempo.

  

Nossa escolha foi ir direto ao terraço para descer com calma todos os 5 andares da imensa fábrica que agora ganha vizinhança moderna com a ampliação do Porto Maravilha.

  

Abaixo do terraço um enorme galpão recebia a maior parte das tendas de comes e bebes "ajuntando quem come e quem faz".


Não fosse o calor que assolava o ambiente e a vontade de conhecer os demais ambientes juro que não saía do galpão. Um verdadeiro parque de diversões gastronômicos graças a pequenos produtores que para o bem de todos investem em delícias mil.

Produtores artesanais de queijos, antepastos, charcuterie, compotas, doces, massas, pães, cervejas, vinhos, horta orgânica, cafés e chocolates entre muitos outros fazem a festa dos comilões. Entre os mais intrigantes a pimenta curtida em whisky e a edição limitada do blend de bacon, cebola, café, mascavo e malagueta da Bors.Co.

  
  
  
  

No meio da tarde sarau de poesia e a sensacional banda de folk balkan Go East Orkestar une o passado muito passado com o presente nem tão futuro assim. Faz a gente imaginar aqueles sujeitos barbudos com chapéus e roupas rubro-negras dançando agachado com os braços cruzados. Hey !

  

Fiquei devendo provar a feijoada do Gulemix. Faltou apenas cerveja. Acho que nem os organizadores pensaram que o sucesso seria tão grande. Uma verdadeira comunidade para quem come e bebe.

O bar do Domingos na vizinhança tem umas geladas onde a galera bate ponto na saída.

Gostei de tudo e muito. Je suis Junta ! Je suis Bhering !

Nem pense em ir de carro. A única entrada e saída e o limitado estacionamento irão perturbar sua paz. Prefira o metrô até a estação Cidade Nova e de lá táxi em 5 minutos.



Serviço:
Antiga Fábrica da Bhering
Rua Orestes, 28 - Santo Cristo
https://www.facebook.com/Antiga-f%C3%A1brica-da-Bhering-211463202234385/

Junta Local
https://www.facebook.com/ajuntalocal/