sábado, 22 de abril de 2017

Café, Cachaça, Chorinho e Feijoada !

Caro leitor, vamos fazer uma viagem no tempo e retornar à época dos barões do café. O Circuito Café, Cachaça e Chorinho completou sua 14a edição de 21 a 23 de abril relembrando a história da região do Vale do Café, sua cultura, arte e gastronomia.

 
 

Conhecida como princesinha do café, Vassouras ostentou o título de maior produtora de café do mundo no Século XIX atraindo o investimento dos barões. Casarios, palacetes, hotéis, joalherias e até um teatro proporcionaram o refinamento dos fazendeiros que tentavam seguir o estilo de vida dos nobres da corte.

 

Um destes belos casarios abriga hoje o Mara Palace Hotel. Suas paredes e piso original durante o Circuito oferecem o evento Feijoada e Chorinho com grupo Caindo no Choro.

 
 
 

Conservatória dos Índios teve origem como local onde os portugueses que iniciaram a colonização cadastravam os índios Araris, originários da região. O simpático distrito de Valença é mais conhecido como “A Cidade das Serestas” por suas casas com plaquinhas que trazem o nome e autoria de uma música de seresta, escolhida pelo próprio morador. Nas noites de serenatas os cantores saem pelas ruas e param diante dessas fachadas interpretando as canções.. 


Foi no auge da produção cafeeira da região, a partir de 1864, que a Estrada de Ferro D. Pedro II passou a ligar a região à cidade portuária do Rio de Janeiro facilitando o escoamento da produção de café de suas fazendas. Barra do Piraí, a Pérola do Vale do Paraíba, passou a desenvolver-se como entreposto comercial fundamental no transporte do café. Em 1871 foram construídos novos ramais na estrada de ferro, ligando São Paulo a Minas Gerais, tornando-se o maior entroncamento ferroviário da América Latina. 

 

A história da Fazenda Ponte Alta tem início em 1830 quando o futuro Barão de Mambucaba, acompanhado por um lote de escravos, sobe a Serra do Mar e alcança o Vale do Paraíba ao encontro da sesmaria onde edificará sua fazenda cafeeira. 

 
 
 

O século finda e, junto com ele, a derrocada do café, a abolição do sistema escravagista em 1888 e o advento da república um ano após. A terra tão esgotada quanto os escravos que o barão não poupava, virou pasto e alimento para o gado leiteiro. É no novo Brasil de Getúlio Vargas onde o presidente consolida seu poder entre reflexões solitárias e concorridos churrascos políticos promovidos na mesma fazenda.

 

A Fazenda proporciona diversos eventos para contar a história da região, ricamente encenados e adornados pelo mobiliário. É neste cenário artístico-cultural que ao fim do tour é servido sua feijoada promovendo o encontro da história da gastronomia do país.

 
 
 

Atualmente uma das maiores atrações da região é o evento "Gegê na Ponte Alta, um Sarau Musical". Inspirado na década de 50 a apresentação segue como um programa de rádio transmitido ao vivo, e o público poderá relembrar lindas canções e grandes nomes da nossa música.

 
 

Esperamos que tenham gostado desta viagem no tempo e na História do Brasil ! Agradecemos o gentil convite do Mara Palace e do site Vale do Café para conhecer suas feijoadas.

Serviço:
Vale do Café Rio
valedocaferio.wordpress.com

Mara Palace Hotel - Vassouras
Rua Chanceler Dr. Raul Fernandes, 121, Centro
Tel (24) 2471-1993
www.marapalace.com.br
https://www.facebook.com/marapalacehoteis/

Fazenda Ponte Alta - Barra do Piraí
Av. Silas Pereira da Mota, 880, Parque Santana
Tel (24) 992712627
http://www.pontealta.com.br/
https://www.facebook.com/fazendapontealta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário